Vivian Caccuri
Vivian é uma exímia criadora e manipuladora de aparelhagens que enjaulam, transformam, realimentam, expandem, fragmentam, capturam, canalizam, liquidificam, filtram, provocam mutações nessa criatura chamada som e seus apóstolos.
– Fausto Fawcett, Febre Amarela, 2019
Artista brasileira, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Vivian Caccuri experimenta o som em composições incomuns que desorientam o arranjo convencional das experiências cotidianas. Aparelhagens de som, microfones, auto-falantes, cabos, correntes, redes, lâmpadas e velas são alguns materiais presentes em suas instalações e performances que movimentam camadas visíveis e invisíveis, audíveis e inaudíveis.
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Forrobodó
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21 Maio - 22 Julho 2022 São PauloJoão Modé | Construtivo [Paninho] , 2014 A Gentil Carioca tem o prazer de apresentar A Trama da Terra que Treme . Com curadoria de Victor Gorgulho , a mostra...Leia mais -
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Lost in Translation
23 Maio - 25 Julho 2020 Rio de JaneiroAcesse o viewing roomLeia mais -
Vivian Caccuri | Febre Amarela
21 Setembro - 1 Novembro 2019 Rio de JaneiroHá exatos dez anos fui apresentado à Vivian Caccuri pelo antropólogo Hermano Vianna que foi logo dizendo que devíamos fazer alguma coisa juntos e não deu outra, começamos a trabalhar...Leia mais
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Vivian Caccuri and Miles Greenberg capture vibration and movement in New Museum exhibition
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THESE TIMES
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Vivian Caccuri: Reflexo
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Future Greats: Vivian Caccuri
ArtReview, 15 Fev 2019 -
In the Midst of Political Turmoil, the São Paulo Biennial Dreams of Simpler, Pre-Modern Times
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Vivian Caccuri | The Shadow of Spring | New Museum
9 Nov 2022 -
Vivian Caccuri | Total Eclipse of the Ear
20 Set 2021 -
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5 Out 2020A Woman's Work 2, 2020 barra de ferro, tela de proteção, cordão de poliéster, linha de algodão e alumínio [iron bar, protection screen, polyester cord,...Leia mais -
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10 Jul 2020For Art Basel's Online Viewing Room, A Gentil Carioca and the artist Vivian Caccuri present 'Ode to Triangle', a project designed in partnership from the...Leia mais -
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Artista brasileira, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Vivian Caccuri experimenta o som em composições incomuns que desorientam o arranjo convencional das experiências cotidianas. Aparelhagens de som, microfones, auto-falantes, cabos, correntes, redes, lâmpadas e velas são alguns materiais presentes em suas instalações e performances que movimentam camadas visíveis e invisíveis, audíveis e inaudíveis. As investigações de Vivian tangenciam o corpo, a memória e a história, e a partir da composição de instalações escultóricas e trilhas – sincronizadas com elementos específicos de cada uma de suas pesquisas – a artista constrói objetos que podem ser vestidos, delicadas telas costuradas e entrecruzadas com fios e linhas, pedras e contas, que figuram paisagens misteriosas, além de esculturas sonoras que emanam ora delírios, ora ruídos, ora melodias e mantras. Em suas obras – bi, tridimensionais e com o som – seus materiais são maleáveis por um período que pode, ou não, alcançar uma rigidez, e vice-versa. Vivian utiliza ferramentas de desbaste, sua música conecta dimensões temporais que cavam o espaço. O peso, o volume e o equilíbrio – caros a questões escultóricas – corporificam as experimentações da autora e suas criações, que variam em escala, das mais imperceptíveis a produções altamente vociferantes.
Em 2022, apresentou a individual "Mosquito Revenge" na Kunsthal44Møen, Dinamarca, "The Shadow of Spring", em colaboração com o artista canadense Miles Greenberg, no New Museum em Nova Iorque, e participou da 13ª Bienal do Mercosul - "Trauma, Sonho e Fuga", em Porto Alegre. Em 2021, participou de diversas coletivas em São Paulo, Praga, Lisboa, Vyksa e Le Havre. Em 2020, participou do "Social Movements and Feminist Future" na exposição "Seismic Movements", quinta edição do Dhaka Art Summit, em Bangladesh, Índia, e das exposições coletivas "The Musical Brain" no High Line Art em Nova Iorque, “Mecarõ - Amazonia in the Petitgas Collection”, realizada pela MO.CO. Montpellier Contemporain, na França; “BRASIL! Focus sull'arte brasiliana contemporanea" no Museu Ettore Fico, em Turim, na Itália; e “And Say The Animal Responded?”, na FACT, em Londres, Reino Unido. Em 2019, exibiu as individuais “Febre Amarela”, na galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, “O Xarope do Novo Mundo & A Mão da Febre (New World Syrup & A Fever Hand)” na EartH Gallery, Londres, “A Soul Transplant” no Röda Sten Konsthall, Gotemburgo, Suécia. No mesmo ano, também participou das coletivas “The Fever of Yellow” na Serpentine Gallery em Londres e foi uma das finalistas do Prêmio Marcantônio Vilaça. Em 2018 apresentou as individuais “Água Parada” no Museu de Arte Contemporânea de Niterói e na Galeria Leme, São Paulo e integrou coletiva no Fort Kochi Muziris Biennale, Kochi, India, participou da “11ª Bienal do Mercosul” em Porto Alegre e “Ojalá” no Carlsbad Museum, Carlsbad, EUA. Em 2017 participou das coletivas “Vivemos na melhor cidade da América do Sul” na Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, “Charivaria” no CentroCentro, Madri, “Sonic Rebellion” no Museum of Contemporary Art of Detroit, EUA, “Buried in the Mix” no MEWO Kunsthalle, Memminghen, Alemanha, “Festwochen”, em colaboracão com Daniel Lie em Vienna, Áustria, “Future Generation Art Prize” no Palazzo Contarini Polignac (paralela à Bienal de Veneza), “Atlântico Negro” no Instituto Goethe, Rele Gallery em Lagos, Nigéria e “Future Generation Art Prize” no Pinchuk Art Center, Kiev, Ucrânia.
As obras de Vivian Caccuri integram as coleções da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Pérez Art Museum Miami, EUA e ICA Miami, EUA.