Misheck Masamvu: Mostre-me como ruínas fazem um lar
A Gentil Carioca tem o prazer de anunciar a primeira exposição individual do artista Misheck Masamvu (1980, Zimbabwe) no Brasil. Mostre-me como ruínas fazem um lar apresenta a prática artística de Masamvu ao público brasileiro através de uma série de pinturas inéditas, desenvolvidas ao longo de um período de residência no Rio de Janeiro.
Explorando os limites entre a abstração e a figuração, o artista utiliza sua obra para refletir sobre o passado e buscar formas de estar no mundo. Reconhecido como um dos principais artistas do Zimbabwe, seu trabalho transcende fronteiras, oferecendo uma visão renovada da expressão visual africana e, de forma mais ampla, do projeto decolonial.
Masamvu vive e trabalha entre Harare e Mutare. Está nas coleções da Fondation Louis Vuitton e do Institut Français, Paris; Perez Art Museum, Miami; Inhotim, Brumadinho; entre outras. Dentre as principais mostras internacionais das quais participou, destacam-se “Talk to me while I’m eating”, Goodman Gallery, Londres (2021); 22ª Bienal de Sidney (2020); 32ª Bienal de São Paulo (2016); Misheck Masamvu, Institut Français, Paris (2015); 54ª Bienal de Veneza (2011).