Newton Santanna | Identidade
Desde o ano de 2005, a galeria inaugura seu calendário anual de exposições com o Abre Alas, uma mostra coletiva que nasceu com o intuito de abrir espaço para jovens artistas. Este ano, com os recém 2 anos completos da sede de São Paulo, e agora com a sua expansão, A Gentil Carioca aproveita esse espaço para trazer novos trabalhos dos artistas Rose Afefé, Yanaki Herrera e Newton Santanna, participantes da 18ª edição do Abre Alas, em 2023. As três exposições inauguram no dia 26 de agosto de 2023 e ficam em cartaz até 23 de setembro de 2023.
Newton é natural de Salvador e mudou-se para São Paulo aos 35 anos para fazer mestrado em engenharia civil na Universidade Federal de São Carlos. A conexão com a arte parte de sua referência paterna, cuja profissão era mecânico naval. O pai de Newton possuía muitas habilidades para trabalhos manuais, construía barcos de madeira de brinquedo durante sua infância, e, através dele, começou a retratar as estruturas de embarcações por meio de desenhos. Da referência profissional paterna, e, também, baseado em sonhos, surgiu em seu trabalho a representação de rostos, em maioria confinados, pouco iluminados, amontoados, que cria a conexão ancestral com os povos escravizados, que foram sequestrados e confinados no território brasileiro.
A relação com a ancestralidade é evidenciada nas esculturas de madeira, nas quais rostos são carbonizados e marcados com incisões de goiva que remetem à tradição Yorubá. O hábito de se criar cicatrizes faciais era amplamente difundido como forma de identificação de pessoas do mesmo grupo, numa tentativa de reconhecimento principalmente em situações de conflito. Prática que também se relaciona com a busca por identidade, dessa vez uma identidade forjada através do pertencimento ao povo Yorubá. A representação dessa tradição nos apresenta um outro processo de busca por identidade que não foi concebido pela branquitude. Os trabalhos de Newton carregam, por fim, um sincretismo de anseios identitários enfrentado pela população afrodiaspórica.