Abre Alas 18
É com muito prazer que A Gentil Carioca convida a todes para o Abre Alas 18, exposição que acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro, abrindo o calendário da galeria para o ano de 2023. A comissão de seleção e curadoria são compostas por Bruna Costa, Lia Letícia e Vivian Caccuri, que selecionaram 29 artistas através do edital 2022/2023. Artistas: Aline Brant, Ana Bia Silva, ana mohallem, Andy Villela, Anna Menezes, Alexandre Paes, Ariel Ferreira, Augusto Braz, Benedito Ferreira, Camila Proto, celo, Clara Luz, Cyshimi, Daiane Lucio, Dariane Martiól, Denis Moreira, Érica Storer, Genietta Varsi, Luiz Sisinno, Mapô, Marina Lattuca, Mônica Coster, Newton Santanna, Rafael Vilarouca, Raphael Medeiros, Rebeca Amaral, Rose Afefé, Vulcanica Pokaropa e Yanaki Herrera.
“Imageações* atmosféricas
‘Enquanto ser vivo, cada animal e cada homem participa, exprime e articula esta vida’.
Emanuele Coccia
Estamos saindo de um longo inverno, de suspensão de direitos, de ataques ao estado democrático e ao patrimônio cultural, de reacionarismo, para a chegada de um verão. O relaxamento do corpo, o anseio pela catarse e a transformação do espaço público em uma grande arena de lazer em 2023, ganham um outro significado e importância: o prazer não é mais escape, é uma condição vital.
Sabemos que não é possível saltar do inferno ao céu, do inverno profundo ao auge do verão, mas os tempos recentes trouxeram alguma esperança. Artistas, e estes que participam do Abre Alas 2023, se mantêm alertas. O que vivemos nos últimos anos nos mostra que se tornou quase impossível, para um artista brasileiro, não se tornar vigilante.
Compartilhamos desta atmosfera política, imbuídos, incutidos, inclusos em sistemas que são inseparáveis. Em cada um de nós há algo de todos nós. A seleção foi pensada a partir dessa mistura de vida. Não é sobre neutralizar privilégios, porque não está tudo bem, mas sim evidenciá-los nessa mesma atmosfera, e tentar restabelecer uma devolução.
A mescla não como suspensão das diferenças e identidades, mas de busca por aproximações: diante do que emerge num recorte de tantas inscrições, enxergamos confluências que criam um corpo comum. Memória e aceleracionismos; ecologias, trabalho e capital; cosmologias; e o reencantamento pela arte.
Que a atmosfera proporcionada por estes artistas do Abre Alas 2023 reforce esses bons ventos de retomada. ”
Texto por Bruna Costa, Lia Letícia e Vivian Caccuri.
* sobre Imageações, a partir do pensamento de Denise Ferreira da Silva, veja.
“Salve companheires,
Chegou a hora de colher os frutos, se despir dos anseios e vestir as mais vivas fantasias. Pular carnaval como quem atravessou tempestades e rachou os lábios em um inverno gélido. Um velho amigo nos abraça. Mais cascudo, mais maduro, retoma sua faixa, entregue por mãos que pintam a diversidade de um país. É chegada de tempos mais amenos, quentes, férteis.
O surdo dá o compasso do bloco que segue através dos tempos. Esse ano são 20 de A Gentil Carioca. Quanta vida vivida! Nosso Abre Alas brinca, mais uma vez, na encruzilhada de todes nós. Chegando à maioridade, na sua 18ª edição, nossa tão esperada abertura anual refaz os caminhos e convoca novas faces.
Com mais de 500 inscrições, vemos que a arte resiste mais uma vez, atenta, em vários Brasis. Agradecemos a todes inscrites e ao nosso trio mágico, feminino e plural, composto por Bruna Costa, Lia Letícia e Vivian Caccuri, que reuniu forças e construiu o enredo para esse desfile. Com os olhos bem abertos, amarrou em laços sutis o que hoje apresentamos a vocês. No Rio ou em Sampa, tá bonito de ver!”
A Gentil Carioca
-
ABERTURA | SÃO PAULO
Travessa Gentil | Travessa Dona Paula, 108 - Higienópolis
09 Fev | 17h - 22h
Programação:
Pra começar já com o sarrafo lá em cima, DJ Aya Ibeji (@ayaibeji), artista multidisciplinar carioca, nascida em São Gonçalo, com um som que destrincha artifícios de possibilidades através do sentir!
Também sem hora marcada, sem mandar avisar, acontecerão performances de artistas selecionades do Abre Alas 18 na abertura paulistana.
O Concurso de Fantasias Gentil também acontece em Sampa! Vento que venta lá venta cá e esse tá valendo uma noite e meia de amores no motel Joia Rara pra quem se sair melhor.
Atenção, que rufem as caixas: às 19h vem que vem que tem Vai-Vai! A bateria da maior escola da cidade chega pra mostrar que samba é coisa muito boa e muito séria em SP.
Aqui também teremos apoio Becks’s pra gelar o corpo a noite toda.
Esperamos vocês!
ABERTURA | RIO DE JANEIRO
Encruzilhada Gentil | Rua Gonçalves Ledo, 17 - Centro
11 Fev | 18h - 22h
Programação:
Ao longo da noite, na encruzilhada de todos nós, DJ Galo Preto (@brunobalth), idealizador do projeto Rebola, que propõe um diálogo entre arte contemporânea e cultura afro-brasileira-iorubá, e DJ Tata Ogan (@tataogan), pesquisadora de uma discotecagem que mistura música afrobrasileira, nordestina, africana, latina, MPB e eletrônica underground europeia, fazem TUDO nas carrapetas e botam todo mundo pra dançar logo a partir das 18h.
Sem hora marcada, sem mandar avisar, acontecerão performances de artistas selecionades do Abre Alas 18 nessa noite longa.
Com direito a desfile, teremos também o nosso famigerado Concurso de Fantasias Gentil, valendo uma noite e meia do que quiser e o que vier no motel Meu Cantinho para quem vencer!
Como parte da programação do CIGA de Verão da ArtRio, em uma parceria entre A Gentil Carioca e o Solar dos Abacaxis, no climinha do carnaval, o Abre Alas 18 vai ter Cortejo Reviravolta de Gaia, do coletivo #florestadecristal e a bateria do Balança Mas Não Cai! A concentração acontece às 20h30 no Solar dos Abacaxis (Rua do Senado, 48), com saída às 21h para A Gentil Carioca (Rua Gonçalves Ledo, 17).
Ah, e por último mas não menos importante, VAI TER BECK’S!
Cola na gente que é sucesso!
VISITAÇÃO
A Gentil Carioca | Rio de Janeiro
visitação até 15 abr
terça a sexta | 12h - 18h
sábado | 12h - 16h
A Gentil Carioca | São Paulo
visitação até 11 mar
terça a sexta | 12h - 18h
sábado | 11h - 17h