A Trama da Terra que Treme
João Modé | Construtivo [Paninho], 2014
A Gentil Carioca tem o prazer de apresentar A Trama da Terra que Treme. Com curadoria de Victor Gorgulho, a mostra reúne obras de artistas representados pela galeria e convidados. São eles: Aleta Valente, Cabelo, Ernesto Neto, Jarbas Lopes, João Modé, José Bento, Laura Lima, Lucas K., Luisa Brandelli, Maria Laet, Maria Nepomuceno, Mayara Velozo, Novíssimo Edgar, Vinicius Gerheim e Vivian Caccuri.
-
Há um silencioso e estridente terremoto em curso no Brasil. Se nos últimos anos testemunhamos a veloz escalada do conservadorismo político e a emergência de agentes antes impensáveis no protagonismo do debate público, o ano de 2022 nos deflagra uma situação limítrofe, uma encruzilhada decisiva diante do nebuloso horizonte do país.
A presente exposição gentilmente apropria-se do título do texto homônimo de Hélio Oiticica, escrito em 1968, para refletir poeticamente acerca das tramas, teias e nós nas quais nos encontramos envoltos e embaralhados, presos em nossos desejos latentes de liberdade de tantos dos retrocessos que teimam a nos atravessar e a nos repartir.
A partir da articulação de obras de artistas contemporâneos de diferentes gerações, a mostra coletiva investiga a matéria têxtil em suas múltiplas possibilidades de uso e de experimentações – formais, conceituais, políticas – na busca trôpega e errante de tecermos, quem sabe, um novo tecido do comum, uma tramavivência capaz de conectar os muitos retalhos e fragmentos espalhados pelo caminho, até aqui. A realidade, dura e concreta, talvez nos diga que não seja mais possível. A arte, em sua contínua e incansável busca pelo interdito, pelo inalcançável, talvez nos afirme que sim.
Sigamos apostando nela, afinal.
Victor Gorgulho
-
A Gentil Carioca | São Paulo
Travessa dona Paula, 108 | Higienópolis
abertura | 21 mai 2022 | 15h - 20h
visitas até 18 jun 2022
terça a sexta | 12h - 18h
sábado | 10h - 18h