Agrade Camíz | Quitação
Agrade Camíz | Últimas oportunidades para você quitar sua dívida, 2022
A Gentil Carioca tem o prazer de apresentar Quitação, primeira exposição individual de Agrade Camíz em nossa sede de São Paulo. A abertura acontece sábado, dia 02 de abril, das 15h às 20h.
"Quitação confirma Agrade Camíz como uma artista sempre disposta a trazer para a sua obra uma ideia de trânsito de imagens e valores. A partir de um desacordo com posições históricas de poder, esta criadora destemida reorganiza uma iconografia urbana bastante ligada ao Rio de Janeiro, mas reconhecível por habitantes de qualquer grande cidade do mundo. Propõe ainda um rearranjo de hierarquias narrativas ao mirar seus holofotes nos discursos vindos do subúrbio e da favela, geografias e culturas recalcadas.
O título da mostra alude aos sonhos embalados para o consumo da população periférica, da casa própria financiada a perder de vista aos carnês de parcelas infinitas para procedimentos estéticos. Ao ironizar a ideia de quitação - e, mais do que isso, afirmar sua obra e a exposição como o calote em todas as dívidas injustas - Agrade enfatiza uma operação recorrente no seu trabalho: retirar aqueles que estão às margens dos lugares de vítimas para as posições de desejo e poder.
Para chegar a esse ponto, é preciso estar em movimento. Todos os trabalhos apresentados n’A Gentil Carioca embaralham signos e suportes, retirados de seus lugares e funções originais, mas é a série “Alligator”, de pinturas feitas em janelas de ônibus, que forma uma espécie de eixo do conjunto de trabalhos, elevando a voltagem das ideias de êxodo, intercâmbio e ‘sampler’ de imagens presente em toda a trajetória da artista. Agrade cobre as janelas, elemento tão importante na história da pintura, com elementos gráficos e líricos. Ela não quer limitar sua obra a uma reivindicação ou panfleto escrito a partir de sua origem, mas sim afirmar sua identidade como um estado de metamorfose, de si mesma e do meio de arte que ela conquistou. O lugar da transformação é também o da abundância."
Texto Calote nas dívidas injustas, 2022
por Daniela Name, crítica e curadora de arte
-
Travessa Dona Paula, 108 | Higienópolis
Abertura sábado, 02 abr 2022 | 15h - 20h
Visitação até 07 mai 2022
terça à sexta | 12h - 18h
sábado | 10h - 18h