Renata Lucas | O Perde
A Gentil Carioca tem o prazer de apresentar O Perde, primeira individual de Renata Lucas no espaço da galeria em São Paulo.
Se uma linha traçada no chão define um campo simbólico, ou de representação, essa mesma linha traçada também configura jogo, ao definir campos opostos.
Em sua exposição, Renata construiu seu campo de representação a partir da colocação de uma mesa de sinuca num estacionamento desativado na vila. Atualmente fechado, como quase tudo no entorno, o estacionamento se situa como ponto equidistante entre a galeria e o Cemitério da Consolação.
A mesa instalada no estabelecimento ocioso se oferece como divisa de um jogo entre mundo operante e mundo inoperante. A mesa foi modificada para que as bolas encaçapadas sejam conduzidas para canaletas cravadas no chão, despejando-as na vizinhança através da tubulação de desague. O jogo aqui aparece como mediador entre ação e dispersão, mas também como embaralhador de tempos.
Desconectada da origem, a bola que se joga aqui cai também em outra parte. Como se em movimento fantasmático (ou autômato), de um lado reaparece entre as paredes da galeria, de outro, aparece expelida por um buraco aberto no muro do cemitério, como num espelhamento cruzado entre o território dos vivos e o dos mortos.
Travessa Dona Paula, 108 | Higienópolis
Abertura sábado, 12 fev 2022 | 16h às 20h
Visitação até 26 mar 2022
terça à sexta | 12h às 18h
sábado | 10h às 18h
-