Aleta Valente | Superexposição
Em um exercício de exploração dos estereótipos associados a representação do corpo da mulher, Aleta Valente utiliza estratégias ambíguas em seu trabalho, muitas vezes reiterando as partituras corporais de posturas publicitárias as quais todos fomos expostos desde a mais tenra idade — seja pela publicidade estampada nas ruas, capas de revistas ou nas tv's —, e pelas quais balizamos a relação com nosso corpo no mundo. A artista expõe pontos de tensão do imaginário coletivo, produzindo imagens improvisadas que flertam com o banal. Com uma potente e irônica reflexão acerca do regime de circulação de imagens em que vivemos, o conjunto da obra de Aleta suscita questões como liberdade sexual, violência, dinâmicas desiguais de classe e a ilegalidade do aborto. Através de uma produção estética peculiar Valente traz à tona memórias e fatos históricos em busca de friccionar papéis sociais. Em Bárbara, Valente recria a cena da mulher presa que deu à luz a filha enquanto estava confinada em uma solitária no presídio do Complexo Penitenciário de Bangu. A imagem mostra o cordão umbilical, o bebê no colo da mãe e a não autonomia da capacidade reprodutiva da mulher. Já na fotografia Quentinha, que integraa série Doméstica, a artista apoia sobre sua buceta um pratinho de alumínio recheado de comida e com sarcasmo mimetiza a imagem padrão de representação mainstream dos corpos femininos. Assim também acontece na selfie intitulada Economia, onde várias moedas cobrem seu peito, explicitando as relações entre corpo e consumo, onde batalhas diárias são travadas. A existência de ruídos e contra-informações articuladas por ex_miss_febem 1, 2 e/ou 3 em suas postagens nas redes é uma ação de resistência uma vez que os meios on-line de circulação e troca de informações promovem cada vez mais um abismo entre real e virtual, e uma sensação de "programar ou ser programado". Com o celular em mãos, com um tripé barato ou ainda usando "pau de selfie" Aleta usa ferramentas ao alcance da mão para desenvolver os multipapéis de produtora, editora e distribuidora de sua produção.
Bia Martins e ex_miss_febem3, 2019