Maxwell Alexandre | Novo Poder
A Gentil Carioca tem o prazer de anunciar a mostra Novo Poder, de Maxwell Alexandre, com abertura simultânea no Palais de Tokyo e n’A Gentil Carioca do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Novo Poder é um desdobramento de Pardo é Papel, feito para explorar a ideia da comunidade preta dentro dos templos consagrados para contemplação de arte: galerias e museus. Entendendo a arte contemporânea como um campo de elite que concentra um grande capital financeiro e intelectual, a série busca chamar atenção da comunidade preta para esses espaços que legitimam narrativas na história. A série trabalha apenas com três signos básicos, sendo eles o preto (personagens), o branco ("cubo branco" ou espaço expositivo) e o pardo (arte).
Para as três mostras simultâneas, o artista criou dezenas de obras, trabalhando densidade até levar o assunto à exaustão, para depois curar cuidadosamente, de modo que o lançamento e apresentação desta série pudesse acontecer de forma básica, em sua gênese, mas que ao mesmo tempo fosse o mais integral possível.
A decisão de Maxwell de abrir Novo Poder em três lugares diferentes no mundo levou o artista a encontrar uma maneira conceitual de falar precisamente desse período de pandemia global que estamos vivendo, uma vez que se reunir ou viajar torna-se uma realidade a ser ponderada. A abertura simultânea é uma solução poética para essas questões, já que assim a audiência é dividida em três locais diferentes para três mostras.
Clique aqui para acessar os textos da exposição
Maxwell Alexandre | Novo Poder | A Gentil Carioca Rio de Janeiro
Maxwell Alexandre | Novo Poder | A Gentil Carioca São Paulo