Abre Alas 5
Aldel Ghezal, André França, Andrei Muller, Begué, Bernardo Ramalho, Bianca Bernardo, Brenda Valansi, Carlos Cesari, Crista Campinho, Deborah Engel, Elisa Castro, Evandro Machado, Fernando Peres, Nino Cais, PINO, Pedro Sepúlveda & Vanessa Vásquez, Rachel Reupke, Tamara Andrade, Tiago Primo, Viviane Teixeira
Seleção por Laura Lima, Márcio Botner, Ernesto Neto
O Abre Alas
É com o maior prazer que apresentamos a vocês nossa segunda edição do caderno Abre Alas, um pré-documento do ABRE ALAS 5, desta vez em cores!!!!!
Como todos sabem, o Abre Alas acontece no mês de fevereiro e, como o nome já diz, abrindo alas para as novas cabeças pensantes que, acima de tudo, acreditam na A Gentil Carioca, sua casa, nossa casa.
Nesta 5.ª edição recebemos em torno de 70 propostas de artistas nacionais e estrangeiros, das quais escolhemos 21. Muitos que estão de fora poderiam estar dentro, porém escolhas são necessárias, assim incentivamos todos aqueles que não entraram a não desistirem de seus sonhos. Continuem enviando os portfólios, sempre atualizados!
Nós, diretores do Abre Alas, somos artistas e como artistas sabemos muito bem que não é nada fácil fazer arte diante das objetividades do mundo que nos cerca, o quanto é difícil para o artista jovem apresentar-se, construir um portfólio, construir sua própria linguagem, isto é, engendrar uma narrativa que seja histórica, que faça a história, de modo a delinear um modelo possível de comunicação de sua própria subjetividade e da relação desta subjetividade com a objetividade do mundo. Nós da Gentil sabemos, inclusive, de nossas próprias limitações ao avaliar com precisão todos estes portfólios. Nós não consideramos o modelo antigo de avaliação de “Salão” ideal para se julgar um artista, porém não somos também uma instituição com responsabilidades públicas. De toda forma, achamos extremamente interessante para nós todo o processo que foi feito por três cabeças gentis: Laura Lima, Márcio Botner e Ernesto Neto.
Gostaríamos muito de agradecer o apoio físico do Barracão Maravilha, do Espaço LCD do Centro de Arte Hélio Oiticica e à Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, pois através do programa de incentivo a atividades culturais receberemos em futuro próximo o valor de 40 mil reais, o que nos permitirá produzir a exposição agora e reencaminhar parte desta verba como pró-labore aos artistas participantes, além de gerar este Caderno, o que para nós é uma felicidade enorme, depois de 4 anos de investimento solitário. Salvo o apoio físico e pessoal que recebemos, ano passado, do Galpão das Artes, vale lembrar.
Vocês verão que o Caderno Abre Alas, feito este ano pela segunda vez, incentiva cada artista a escolher um colaborador que possa escrever um texto, criar um diálogo, enfim a escrita acompanhando a imagem da obra, pois compreendemos o poder da palavra e quanto ela será necessária na vida de cada um deles. Gostaríamos de agradecer profundamente a todos estes colaboradores, a você leitor por seu interesse e, principalmente, aos artistas participantes do Abre Alas 5 pela gentileza de nos dar a oportunidade de mostrar suas obras.
A GENTIL CARIOCA
Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2009.