Pascale Marthine Tayou: BRAZILISM

1 Abril - 10 Maio 2025 São Paulo
Apresentação

BRAZILISM é a primeira individual do renomado artista camaronês Pascale Marthine Tayou em São Paulo – e sua segunda exposição com A Gentil Carioca, em colaboração com a Galleria Continua. Com obras inéditas, a mostra mergulha na prática multifacetada do artista, criando um diálogo vibrante entre culturas e contextos. Além disso, marca o retorno do artista à cidade desde sua participação na 25a Bienal de São Paulo, em 2002. 

 

Nascido em 1966, em Nkongsamba, Camarões, Tayou vive e trabalha entre Ghent, Bélgica, e Yaoundé, Camarões. Reconhecido por sua abordagem inovadora e dinâmica, seu trabalho constrói pontes entre civilizações e explora as interseções ambíguas entre o homem e a natureza. Sua prática, marcada pela fluidez entre diferentes meios, reflete sobre mobilidade, trocas culturais e as complexidades da identidade. Esta exposição dá continuidade à sua investigação sobre suas raízes africanas e as dinâmicas do mundo globalizado.

 

Com uma trajetória marcada por participações em importantes eventos internacionais, como a Documenta, a Bienal de Veneza, a Bienal de São Paulo e a Trienal de Turim, Tayou também realizou exposições individuais em renomadas instituições, incluindo a Serpentine Gallery (Londres, 2015), o Bozar (Bruxelas, 2015) e o Musée de l'Homme (Paris, 2015).

 

“O Brasil é a ilustração perfeita do “mundo inteiro”. 

Um país que é a soma total das paixões humanas,

uma exposição para folhear as páginas de um sonho global.

BRAZILISM é um convite para passear aqui e em outros lugares, 

um passeio por um campo de flores entremeado de suaves espinhos.”

(Pascale Marthine Tayou)