Campanha ‘Rio de Mãos Dadas’ espalha esculturas de artistas cariocas por toda a cidade

Waleska Borges, Extra, 2 Mar 2022

Há um ano, o artista Igor Nunes, de 30 anos, não tem contato físico com a avó materna, de 81. Ela é uma das pessoas que ele considera mais importante em sua vida. No ano passado, o artista foi até a portaria da avó e conversou com ela por telefone. Foi a única vez em que se viram. Nunes, um dos artistas que participaram da criação das dez esculturas da campanha “Rio de Mãos Dadas”, acredita que a história dele e de dezenas de outros brasileiros estão representadas na sua obra.

As mãos gigantes — intervenções com mais de 2 metros de altura em fibra de vidro que ocupam pontos de todas as regiões da cidade do Rio — foram unidas na última sexta-feira. As esculturas, constituídas por um par de mãos, tinham sido instaladas em 19 de fevereiro com as duas partes separadas. Elas fazem parte de um conjunto de iniciativas do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ).

Na obra “Manifesto Pós-Vandalismo”, instalada na Praia de Copacabana, Nunes usou como conceito o envelopamento das mãos com uma grade de ferro cortada na altura dos dedos e um pouco na base, transmitindo uma ideia de rompimento. Morador do Leme, o artista é graduado em Design Gráfico pela ESPM, no Rio de Janeiro, e em Pintura e Desenho, pela A.R.C.O, em Lisboa, Portugal.

— As grades são as pessoas dentro das casas, trancafiadas em uma jaula. Quando começa a vacina, elas podem se reencontrar, com cuidados e restrições, celebrando um novo começo — explica o artista.

A artista plástica graduada em Pintura pela UFRJ Márcia Falcão, de 35 anos, que mora com as filhas e a mãe em Irajá, na Zona Norte, criou a obra "Cultura na Borda da Palma da Mão". Ela lembrou o encontro dos universos do jongo e do hip-hop. Com o encontro das mãos, o rapaz do hip-hop e a moça do jongo dançam juntos.

— Acho que essa nova onda ainda está muito pesada. Vivemos vários períodos esquisitos ao longo da história, que passaram. Algumas vezes, temos a impressão de que a saída nunca vai acontecer, mas ela vem - espera a artista que tem a problemática feminina um dos temas recorrentes do seu trabalho. Ela acredita que essas intervenções levam verdadeiros “refrescos“ às pessoas que passam pelos espaços públicos.

Já Camila Moreira, conhecida como Agrade Camíz, de 32, sugere com a sua intervenção “Cuida”, instalada no Mercadão de Madureira, na Zona Norte, o incentivo ao autocuidado.

— Esse momento sinaliza mudanças, a revisão de alguns comportamentos e nada melhor do que começarmos por nós mesmos — conta ela, que cresceu no conjunto habitacional IAPC, perto da Favela do Jacaré. — A Zona Norte faz parte da minha história, da minha família e das nossas amizades. Às vezes, a arte fica num lugar muito inacessível e o fato dela estar no Mercadão de Madureira foi um ótimo lugar.

O artista Bruno Awful, de 39, graduando em Artes Visuais pela Uerj, criou a obra “Fluxos”, instalada no Aterro do Flamengo, na Zona Sul. Ele explica que a intervenção procura exprimir as relações afetadas durante a pandemia:

—A nossa vida como está agora serve para entendermos que as coisas não podem ser tão banais. Não podemos deixar o barco correr por si só.

O artista reforça que a arte é bem aberta e que, para cada experiência, as diferentes pessoas têm a sua visão:

— No geral, você coloca a arte na rua e de certa forma ela toca com alguma intensidade a pessoa que experimentou esse contato. Não vai ser um fator de mudança, mas será mais um grãozinho na luta que estamos tendo de conscientização — atesta.

As obras podem ser apreciadas pelo menos até 7 de março em Copacabana, Largo da Carioca, Mercadão de Madureira, Barra da Tijuca, Aterro do Flamengo, Lagoa, Central do Brasil, Calçadão de Campo Grande, Tijuca e Arpoador. Depois, as obras seguem para o interior do estado. Novos locais de instalação estão sendo estudados.

Além de Igor, Camila e Bruno, as peças são assinadas por Cláudia Lyrio, Loo Stavale, Márcia Falcão, Maria Amélia Diegues, Mario Band’s, Robnei Bonifácio e Yhuri Cruz.