-
Artworks
Laura Lima
Pastor policial (Astor Piazzolla), 2019taxidermia sintética [synthetic taxidermy]30 x 100 x 60 cm [11 3/4 x 39 3/8 x 23 5/8 in]Edition of 5Further images
Uma espécie de 'trompe l’oeil escultórico', como argumenta a artista o cachorro pastor é a única escultura imóvel do Balé Literal e ocupa o espaço de recepção das obras no...Uma espécie de 'trompe l’oeil escultórico", como argumenta a artista o cachorro pastor é a única escultura imóvel do Balé Literal e ocupa o espaço de recepção das obras no circuito do Balé. Um cão polícial que cria no observador uma realidade ilusória enquanto dorme à espreita, quieto, firme, e mesmo inconsciente em seu sono, segue em vigia, com a orelha ligeiramente levantada, atento ao movimento ao redor. Astor Piazzolla é a representação do corpo alerta, rastreável na intensa movimentação de obras que atinge o público, a escultura rígida na apresentação abrupta, intensa e arfante que é tal exposição, mas é, ainda, um corpo que dorme, falha e se torna hackeável. Uma referência a obra Fiat Lux de Cildo Meireles, onde guarda-costas vigiam uma pilha de fósforos da marca que dá título ao trabalho.
A kind of sculptural 'trompe l'oeil ", as the artist argues, the shepherd dog is the only immobile sculpture of the Balé Literal and occupies the reception space of the works in the Ballet circuit. A police dog that creates in the observer an illusory reality while sleeps on the prowl, quiet, steady, and even unconscious in his sleep, remains on the lookout, with his ear slightly raised, attentive to the movement around. Astor Piazzolla is the representation of the alert body, traceable in the intense movement of works that reaches the public, the rigid sculpture in the abrupt, intense and breathless presentation that is this exhibition, but it is still a body that sleeps, fails and becomes hackerable. A reference to the work Fiat Lux by Cildo Meireles, where bodyguards watch a pile of matches of the brand that gives title to the work.