Vivian Caccuri
Transplante de Alma [A Soul Transplant], 2019
Instalação sonora e de luz
[Sound & light installation]
[Sound & light installation]
dimensões variáveis
[variable dimensions]
[variable dimensions]
Copyright The Artist
'A Soul Transplant' é uma instalação de som e luz que explora histórias sobre as interdependências entre humanos e mosquitos. Em 'A Soul Transplant', Vivian Caccuri propõe uma narrativa para...
"A Soul Transplant" é uma instalação de som e luz que explora histórias sobre as interdependências entre humanos e mosquitos.
Em "A Soul Transplant", Vivian Caccuri propõe uma narrativa para nos reconectarmos com esses insetos cujo zumbido é odiado por nossos ouvidos. A instalação remete a um passado mítico onde os humanos eram imortais e sem personalidades singulares, indistinguíveis entre si como cupins ou grãos de arroz. Mas os espíritos da malária, febre amarela e outros arbovírus entraram no corpo do mosquito, transformando-os em assassinos de humanos. E o que poderia ser visto como uma tragédia, tornou-se, em vez disso, a ascensão do indivíduo. No mito delirante de Caccuri, foi apenas logo após a perda de sua imortalidade e coletividade ilimitada, que os humanos começaram a sentir medo, amor, ansiedade, coragem, ambição, um sentimento de pertença, solidão, senso de tempo e assim por diante.
A composição para "A Soul Transplant" foi escrita pelo artista e em colaboração com o pianista italiano Sven Lidén e gravada durante uma residência feita em colaboração com Resurscentrum för konst e Organ Acusticum em Piteå (uma parte do artista residente da Lapónia sueca). Jogado principalmente no escuro em uma instalação de luz e som em grande escala multicanal, ele combina o órgão de tubos, sons de mosquito e triângulo.
["A Soul Transplant" is a sound and light installation, exploring stories about the inter-dependencies between humans and mosquitoes.
In "A Soul Transplant", Vivian Caccuri proposes a narrative to re-bond with these insects whose buzz is hated by our ears. The installation refers to a mythical past where humans were immortal and without singular personalities, indistinguishable among themselves like termites or rice grains. But the spirits of malaria, yellow fever and other arboviruses entered the mosquito body, turning them into killers of humans. And what could be seen as a tragedy, became instead the rise of the individual. In Caccuri’s delirious myth, it was only right after the loss of their immortality and unlimited collectivity, that humans started to experience fear, love, anxiety, courage, ambition, a sense of belonging, loneliness, a sense of time, and so on.
The composition for "A Soul Transplant" was written by the artist and in collaboration with the Italian pianist Sven Lidén and recorded during a residency made in collaboration with Resurscentrum för konst and Organ Acusticum in Piteå (a part of Swedish Lapland Artist in Residency). Played mostly in the dark in a multi-channel large-scale sound and light installation, it combines the pipe organ, mosquito sounds and triangle.]
Em "A Soul Transplant", Vivian Caccuri propõe uma narrativa para nos reconectarmos com esses insetos cujo zumbido é odiado por nossos ouvidos. A instalação remete a um passado mítico onde os humanos eram imortais e sem personalidades singulares, indistinguíveis entre si como cupins ou grãos de arroz. Mas os espíritos da malária, febre amarela e outros arbovírus entraram no corpo do mosquito, transformando-os em assassinos de humanos. E o que poderia ser visto como uma tragédia, tornou-se, em vez disso, a ascensão do indivíduo. No mito delirante de Caccuri, foi apenas logo após a perda de sua imortalidade e coletividade ilimitada, que os humanos começaram a sentir medo, amor, ansiedade, coragem, ambição, um sentimento de pertença, solidão, senso de tempo e assim por diante.
A composição para "A Soul Transplant" foi escrita pelo artista e em colaboração com o pianista italiano Sven Lidén e gravada durante uma residência feita em colaboração com Resurscentrum för konst e Organ Acusticum em Piteå (uma parte do artista residente da Lapónia sueca). Jogado principalmente no escuro em uma instalação de luz e som em grande escala multicanal, ele combina o órgão de tubos, sons de mosquito e triângulo.
["A Soul Transplant" is a sound and light installation, exploring stories about the inter-dependencies between humans and mosquitoes.
In "A Soul Transplant", Vivian Caccuri proposes a narrative to re-bond with these insects whose buzz is hated by our ears. The installation refers to a mythical past where humans were immortal and without singular personalities, indistinguishable among themselves like termites or rice grains. But the spirits of malaria, yellow fever and other arboviruses entered the mosquito body, turning them into killers of humans. And what could be seen as a tragedy, became instead the rise of the individual. In Caccuri’s delirious myth, it was only right after the loss of their immortality and unlimited collectivity, that humans started to experience fear, love, anxiety, courage, ambition, a sense of belonging, loneliness, a sense of time, and so on.
The composition for "A Soul Transplant" was written by the artist and in collaboration with the Italian pianist Sven Lidén and recorded during a residency made in collaboration with Resurscentrum för konst and Organ Acusticum in Piteå (a part of Swedish Lapland Artist in Residency). Played mostly in the dark in a multi-channel large-scale sound and light installation, it combines the pipe organ, mosquito sounds and triangle.]