-
Obras
Marcela Cantuária
Que se possa sonhar, 2020óleo e acrílica sobre tela [oil and acrylic on canvas]150 x 330 cm tríptico [59 1/8 x 129 7/8 in triptych]
150 x 110 cm cada [59 1/8 x 43 1/4 in each]Mais imagens
A obra “Que se possa sonhar” discorre sobre desejos de revolução, fogo nos colonizadores, voos de liberdade e unidade com a natureza e tudo que nela vive sem explorar. É...A obra “Que se possa sonhar” discorre sobre desejos de revolução, fogo nos colonizadores, voos de liberdade e unidade com a natureza e tudo que nela vive sem explorar. É uma pintura inspirada também na fauna e cores tropicais, não possui uma figura histórica especifica mas sim corpo sem rosto, braço sem tronco. Elementos simbólicos de luta permeiam o quadro, na primeira parte do tríptico, uma mulher faz de travesseiro a cúpula do planalto central em chamas, seu olhar sonha acordado. Na parte inferior esquerda, o esqueleto de um veado parece descansar da vida, representando a altivez e poder da floresta. Já no centro, entre abelhas e fuzis, surge, atras da cadeia de montanhas estampadas com o mapa mundi, um punho em riste segurando uma foice e um pincel. O elemento central é a definição do papel do artista como agente de transformação social. A pintura está relacionada com o pensamento do muralismo mexicano, onde busco o engajamento através da arte.
The work Que se possa sonhar speaks of desires for revolution, fire in the colonizers, flights of freedom and unity with nature and everything that lives in it without exploring. It is a painting also inspired by fauna and tropical colors, it does not have a specific historical figure, but a body without a face, an arm without a trunk. Symbolic elements of struggle permeate the picture, in the first part of the triptych, a woman uses the burning dome from the Government Central Headquarters as a pillow, with her eyes daydreaming. At the bottom left, the skeleton of a deer seems to rest from life, representing the haughtiness and power of the forest. In the center, between bees and rifles, appears, behind the mountain range stamped with the world map, a raised fist holding a sickle and a brush. The central element is the definition of the artist's role as an agent of social transformation. The painting is related to the thought of Mexican Muralism, where I seek engagement through art.