-
Obras
Vivian Caccuri (São Paulo, 1986)
Artista brasileira, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Vivian Caccuri experimenta o som em composições incomuns que desorientam o arranjo convencional das experiências cotidianas. Aparelhagens de som, microfones, auto-falantes, cabos, correntes, redes, lâmpadas e velas são alguns materiais presentes em suas instalações e performances que movimentam camadas visíveis e invisíveis, audíveis e inaudíveis. As investigações de Vivian tangenciam o corpo, a memória e a história, e a partir da composição de instalações escultóricas e trilhas – sincronizadas com elementos específicos de cada uma de suas pesquisas – a artista constrói objetos que podem ser vestidos, delicadas telas costuradas e entrecruzadas com fios e linhas, pedras e contas, que figuram paisagens misteriosas, além de esculturas sonoras que emanam ora delírios, ora ruídos, ora melodias e mantras. Em suas obras – bi, tridimensionais e com o som – seus materiais são maleáveis por um período que pode, ou não, alcançar uma rigidez, e vice-versa. Vivian utiliza ferramentas de desbaste, sua música conecta dimensões temporais que cavam o espaço. O peso, o volume e o equilíbrio – caros a questões escultóricas – corporificam as experimentações da autora e suas criações, que variam em escala, das mais imperceptíveis a produções altamente vociferantes.
Brazilian artist, lives and works in Rio de Janeiro. Vivian Caccuri experiences sound in unusual compositions that disorient the conventional arrangement of everyday experiments. Sound systems, microphones, speakers, cables, chains, networks, lamps, candles and mosquitoes are some of the elements present in her installations and performances, which move visible and invisible, audible and inaudible layers. Vivian's investigations touch the body, memory and history, and from the composition of sculptural installations and trails - synchronized with specific circumstances of each of her researches - the artist builds wearable objects, delicate fabrics sewn and interwoven with threads and lines, stones and beads, which depict mysterious landscapes, as well as sound sculptures that emanate sometimes delusions and noises, sometimes melodies and mantras. In her works - bi, three-dimensional and with sound - the materials are malleable and soft for a period that may or may not reach rigidity, and vice versa. Vivian uses thinning tools, her music connects temporal dimensions that dig the space. Weight, volume and balance - dear to sculptural questions - embody the author's experiments and creations, which vary in scale, from the most imperceptible to highly vociferous productions.
15de 15