Para a ARCOmadrid 2024, A Gentil Carioca apresenta uma seleção de obras do artista Denilson Baniwa. Nascido em Barcelos, no interior do Amazonas, o artista é natural do povo Baniwa. Atualmente, vive e trabalha em Niterói, no Rio de Janeiro. Além de artista visual, é ativista dos direitos indígenas e articulador de ações culturais que visam a reconstrução da imagética desses povos no Brasil.
A solo intitulada Y-Juca-Pirama: histórias de um país tropical em desenvolvimento aborda temas como a ancestralidade e as tradições dos povos indígenas brasileiros, ao mesmo tempo que examina a opressão e violência enfrentadas por esses povos desde os tempos da colonização. A partir de linguagens potentes e mídias diversas, capazes de circular em mundos indígenas e não-indígenas, Denilson Baniwa propõe novas interpretações históricas a fim de formar uma mitologia de um Brasil moderno.
A mostra faz parte do programa Nunca lo Mismo. Arte Latinoamericana (Nunca o mesmo. Arte Latino-americana), com curadoria de Manuela Moscoso e José Esparza Chong Cuy, que busca uma investigação sobre a diversidade das formas, práticas e sensibilidades artísticas procedentes da América Latina.
ARCOmadrid 2024
6 - 10 Março 2024
booth 9NLM03
https://www.ifema.es/en/arco/madrid