A Galeria

  • A Gentil Carioca é uma galeria de arte contemporânea fundada em 6 de setembro de 2003 por 3 artistas — Márcio Botner, Ernesto Neto & Laura Lima — iniciativa que a torna única no Brasil. A direção fica a cargo de Márcio Botner e Elsa Ravazzolo Botner, que também é sócia. Tem como maior objetivo fazer-se um lugar para pensar, produzir, experimentar, celebrar e comercializar arte. 

     

    A Gentil nasce com a missão de captar e difundir a diversidade da arte no Brasil e no mundo. Acredita que cada obra de arte é uma expressão cultural com o poder de irradiar cultura e educação. Seus espaços tornam-se centros de convergência e difusão das vozes de diferentes artistas e ideias. A iniciativa também promove a expansão do campo de ação da arte, incentivando a formação de uma rede de colecionadores e apreciadores de arte em geral.


    A galeria está localizada no Centro Histórico do Rio de Janeiro, especificamente na região do Saara. Fundada no século passado por imigrantes árabes e judeus, essa área abriga o maior mercado aberto da América Latina. No Saara, é possível encontrar todo tipo de bugigangas e especiarias, atraindo artistas e curiosos. A Gentil Carioca está situada em dois sobrados dos anos 1920, unidos por uma encruzilhada.


    Em 2021, ao completar 18 anos de existência, A Gentil Carioca inaugurou um novo espaço expositivo na Zona Central de São Paulo. Situado em um charmoso casario no bairro de Higienópolis, o local reflete o desejo de proporcionar aos artistas trocas ativas em uma cidade multicultural e global.

  • Rio de Janeiro

  • Encruzilhada Encruzilhada Encruzilhada Encruzilhada

    Encruzilhada

    O cruzamento no centro do Rio de Janeiro que interliga os dois prédios da galleria é ocupado por diversas atividades tais como exposições, performances e shows musicais, a “Encruzilhada” é também local onde ocorrem as manifestações políticas, as marchinhas de carnaval, os rituais sagrados, o trânsito de automóveis, encontros corriqueiros e outras atividades. Essa paisagem, portanto, é um local de acolhimento onde a obra de arte, o artista, o pedestre, o voyer, as entidades, os fluxos, camuflam-se nessa potência híbrida de ser/estar vivo.

  • São Paulo